Criado pela empresa Smith em 2017, os óculos Safilo X têm como objetivo ler as ondas cerebrais do usuário a fim de reduzir seu estresse. Essa leitura aconteceria a partir de sensores embutidos nas hastes dos óculos e funcionaria a partir de um aplicativo conectado via Bluetooth e um fone de ouvido conectado ao celular.
Esse óculos foi criado a princípio para melhorar o rendimento esportivo dos seus usuários, levando em conta dados como relaxamento, tensão, foco e dispersão; o óculos identifica esses padrões a partir da leitura das ondas cerebrais e começa a reproduzir sons calmos a partir do aplicativo, incrementando seu volume dependendo do seu estado mental de momento. Seu lançamento para o mercado ainda não possui uma data, porém os óculos comuns da marca Smith possuem o preço de aproximadamente 350 dólares.
O óculos possui diversas tecnologias que o permitem saber se uma pessoa está praticando esportes, detectando a atividade cerebral através de sensores e detectando o movimento do óculos. São esses:
Eletroencefalografia (EEG)
Exame que detecta e analisa a atividade elétrica do cérebro através de eletrodos, que estão localizados na haste do óculos. Normalmente esse exame é feito a partir de um eletrodo no couro cabeludo; já com o óculos os eletrodos são colocados na região temporal do crânio. Como esse óculos é direcionado para esportes, quando o usuário realiza um exercício o cérebro trabalha mais, logo com esse exame é possível saber quando isso acontece.
Eletrooculograma (EOG)
Exame que detecta e analisa a atividade dos músculos oculares. Serve para diferir a potência entre a córnea e a retina, além de suas variações elétricas. Esse exame também detecta o dilatamento da pupila, o que pode significar diversas coisas como: foco, medo, excitação, falta de oxigênio no cérebro e dor. Esses sensores estão localizados na lente do óculos.
Eletromiografia (EMG)
Exame que detecta e avalia a função muscular e diagnostica problemas nervosos ou musculares a partir de seus sinais elétricos através de eletrodos. Com esse exame é possível registrar a atividade dos músculos, tais como seus estímulos nervosos. Esse eletrodos estão localizados também na haste do óculos.
Giroscópio
Dispositivo que possui um eixo de rotação, cujo qual sempre mantém a mesma direção na ausência de forças que o perturbem, independente da direção que o dispositivo está inserido. O princípio de inércia é fundamental para entender como funciona este dispositivo, onde um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, a menos que haja a aplicação de uma força sobre ele.
Acelerômetro
Dispositivo que mede a aceleração e vibração do movimento de uma estrutura. A força aplicada pelo movimento faz com que o material piezoelétrico seja espremido pela massa, produzindo uma carga elétrica proporcional à aceleração.
Magnetômetro
Dispositivo que é usado para medir a intensidade, direção e sentido de campos magnéticos próximos.
O óculos foi desenhado apenas para aqueles que praticam esportes, porém ele se aplica perfeitamente no dia-a-dia. Pessoas que possuem um nível de estresse alto poderiam utilizar as funções que o óculos tem para obter dados sobre sua atividade corporal e, consequentemente, melhorar tal situação. O único “problema” se apontar é a constante necessidade do óculos estar conectado com o aplicativo no celular, que por sua vez deve estar sempre conectado a internet; porém isso é algo que não parece não ter outra solução.
Fontes:
http://safilox.com/
https://www.einstein.br/especialidades/neurologia/exames-tratamentos/eletroencefalograma
http://www2.inpe.br/climaespacial/portal/magnetometro-sobre/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Magnet%C3%B3metro
Comments